Administração, robotton, condominios, são paulo

Quais são os principais desafios do síndico na gestão de condomínios

Conheça os 5 principais problemas vivenciados por síndicos

Publicado em 8 de Fevereiro de 2022
Tempo de leitura:

A gestão de um condomínio se assemelha muito a gestão de uma empresa, pois também exige responsabilidades legais e um bom relacionamento com pessoas para o bom funcionamento e organização da vida condominial. Por isso, ser síndico de um condomínio não é tarefa fácil! 

Excluindo os reflexos e demandas da pandemia e se concentrando especificamente na atividade de síndico, o Censo SíndicoNet 2021, pesquisa realizada pelo SíndicoNet, que ouviu 5 mil pessoas em todo o Brasil revelou quais são os cinco principais desafios dos síndicos na gestão dos condomínios. Saiba quais são eles.  

Manutenção do condomínio 

Segundo o estudo, a manutenção do condomínio é o principal desafio enfrentado pelos síndicos do país, representando 53% das respostas dos entrevistados. A manutenção predial é um fator determinante para segurança patrimonial e valorização de condomínios, e segundo a pesquisa, nunca ficou entre os principais problemas dos síndicos. Uma explicação para essa ascensão ao primeiro lugar, está relacionada ao fato de os condomínios estarem funcionando com quase todos os moradores mais presentes, o que demanda uma carga extra de esforços para a realização das manutenções.  

Mediação de conflitos 

O segundo problema mais frequente, apontado por 38% dos síndicos ouvidos, é mediar conflito entre moradores. Os atritos, e suas razões, podem ser inúmeros, fumaça de cigarro, barulhos, infiltrações, vagas de garagem, animais no condomínio, crianças sozinhas em áreas comuns, consumo de drogas dentro das unidades, são apenas alguns exemplos dos temas que mais causam discórdia nos condomínios. E, apesar de não ser uma tarefa fácil, é necessário que o síndico tenha jogo de cintura e muito diálogo transparente para gerí-los.  

Condômino Antissocial 

Quase empatado com a mediação de conflitos, com 37%, o terceiro desafio citado pelos entrevistados foram os condôminos antissociais. O condômino antissocial é aquele conhecido por perturbar o sossego e bem-estar dos demais e impedir uma convivência agradável e harmoniosa no prédio, seja com muito barulho, festas, uso de drogas ou pelo perfil rude. Quem vive em condomínio sabe que comportamentos indevidos provocados por moradores podem ser comuns e difíceis de lidar.  

Atender demandas diversas de moradores 

Representando 29% das respostas dos síndicos, o quarto desafio mais vivenciado em condomínios, é atender a demanda diversas de moradores. O síndico trabalha em prol da coletividade. É necessário ter jogo de cintura e experiência em relações interpessoais, pois em um condomínio são diversos tipos de pessoas diferentes. Nesses casos, se faz necessário ter paciência e organização para conseguir atender as mais diferentes solicitações dos moradores.  

Gestão financeira 

Com 28% das respostas, gestão financeira completa os cinco principais problemas enfrentados pelos síndicos nos condomínios. A taxa média de inadimplência condominial no Brasil, por exemplo, gira em torno de 15%. A falta de dinheiro para cumprir com os compromissos pode prejudicar a gestão condominial. Eventuais atrasos na arrecadação poderão comprometer serviços essenciais do condomínio, como: pagamento de funcionários, contas de consumo, manutenções preventivas, aquisição de materiais, etc. 

O cargo de síndico ganhou ainda mais importância no último ano e meio. A pesquisa revelou que 54% dos profissionais consideram a atividade de síndico “desafiadora” e 40% veem como “pouco valorizada”. Para 39%, é “um aprendizado constante” e 32% afirmam achar “desgastante”. 

Guia completo para redução de custos no seu condomínio  Clique aqui e faça o download do material

 

Comentários