Tudo o que você precisa saber sobre administração de condomínios - Blog da Robotton

Pandemia faz redobrar os cuidados com os golpes em condomínios

Escrito por Marianna Santos | 05/05/2021 20:32:21

Os golpes em condomínios aumentam a todo instante. De um lado, os condomínios investem em tecnologias, infraestrutura e profissionais capacitados para aumentar a segurança. Do outro, os oportunistas passam a ser cada vez mais criativos para inventar novas formas de ludibriar e achar brechas para praticar seus delitos. Com a pandemia, devido ao alto volume de compras on-line e deliveries, os cuidados devem ser redobrados.  

Muitos golpes já são conhecidos, infratores que se passam por representantes das concessionárias, como Enel, Vivo, Net, Comgás, Sabesp, Correios.  Mas, os criminosos passaram desenvolver as mais variadas situações para invadir condomínios e roubar moradores. Por isso, separamos os principais golpes aplicados nos condomínios para que você possa proteger seu patrimônio.  

Golpe do falso agente de Saúde 

Infratores chegam com crachá falso, avental e apetrechos simulando serem agentes de saúde, da Vigilância Sanitária ou outro órgão do governo, justificando que irão avaliar as áreas do condomínio, aplicar vacinas ou fazer testes para identificar casos de Covid-19.  

Como proteger seu condomínio: nenhuma ação municipal ou estadual é realizada em área privada. Por isso, não permita a entrada. Na insistência, chame a Polícia Militar (190). 

Golpe da entrega de grandes encomendas 

Criminosos chegam ao condomínio informando que são de alguma empresa conhecida, como Eletrolux, e informam que tem uma encomenda para um apartamento. E, informam que é um objeto grande, por exemplo um freezer. O pacote sempre é maior que o “passa volumes”, quando o porteiro abre a clausura, ele é rendido pelo criminoso.  

Como proteger seu condomínio: o morador que não tiver feito a encomenda, não deve autorizar a entrada do entregar no condomínio. E, o porteiro deve ser instruído a, em hipótese alguma, abrir a clausura. Em caso de insistência, chamar a Polícia Militar (190). 

Golpe do falso hóspede 

O golpista estuda o condomínio, e utiliza o nome de um morador que está viajando. Ele liga para portaria do condomínio, e, avisa que duas pessoas ficarão hospedadas no seu apartamento. Essa pessoa chega a passar dados como RG, nomes completos e dados do imóvel e informa que os visitantes já têm a chave do apartamento.  

Como proteger seu condomínio: oriente os porteiros para não aceitarem nenhuma liberação de visitantes por telefone, somente pessoalmente ou via aplicativo do condomínioEm caso de insistência, pedir um telefone de contato para o solicitante, e chamar a Polícia Militar (190) 

Golpe do falso entregador 

Com o aumento de pedidos deliveries na pandemia, os infratores rendem um entregador, e se passam por ele no momento da entrega. Ao adentrar o condomínio, ele rende o morador e realiza o assalto.  

Como proteger seu condomínio: oriente aos moradores a retirarem suas entregas na portaria, além de ser uma medida de segurança conta assaltos, é recomendado como protocolo de prevenção ao novo Coronavírus 

Infelizmente, os golpes em condomínios estão cada vez mais elaborados e comuns. Por isso, é importante sempre ficar atento e seguir rigorosos protocolos de segurança. Uma orientação importante é manter moradores e funcionários orientados quanto as normas de segurança do condomínio. Assim, as chances de as regras serem burladas são menores, e consequentemente, a probabilidade de algo pior acontecer também diminui. A Robotton preparou um comunicado para que você possa informar a todos os novos golpes aplicados.