Cotidiano

Nossa convivência com os cães

Como melhorar a convivência com cachorros nos condomínios residenciais. Leia as dicas e sugestões.

Publicado em 30 de Julho de 2018
Tempo de leitura:

Os cães fazem parte de nossas vidas e, segundo pesquisa realizada pelo IBGE, pelo menos, 44% dos domicílios brasileiros possuem um cachorro de estimação.

O Brasil tem, aproximadamente, 55 milhões de cães e figura como segundo no ranking mundial, perdendo apenas para os Estados Unidos, onde vivem mais de 78 milhões.

A quantidade de cães em nosso país é tão expressiva que já supera o número de crianças (45 milhões), sendo então essencial a adaptação de nossos costumes a essa nova realidade.

Como evitar cachorro latindo?

Quando falamos em animais domésticos, não podemos nos esquecer do significado do termo “domesticar”. Ele está associado a domar, submeter ao domínio do homem, portanto, sabemos que esta convivência, embora possa trazer benefícios a ambas as partes, não é um caminho natural do ponto de vista destes animais.

Embora os cães já tenham se adaptado à nossa rotina e ritmo, eles ainda mantêm seus instintos sociais e necessidades básicas. Vamos ver alguns casos e aprender como lidar com eles.

Por que os cães precisam de exercícios?

É importante destacar que os cães, historicamente, possuem hábitos nômades, o que significa que viviam se deslocando na natureza, sem morada fixa. Essa prática era feita em grupo, que chamamos de matilha, e havia um líder entre eles que direcionava e ordenava o comportamento dos demais, provendo alimentos e garantindo sua segurança.

Essa situação tem relação direta com a fisiologia dos cães que têm ciclos de produção e consumo de energia bem distintos dos nossos. Eles acumulam energia para que possam consumi-la de maneira concentrada em determinadas atividades, como, por exemplo, seguir o líder durante um dia de movimentação.

Caso o grupo em que o cão está inserido não lhes proporciona tal desgaste e não transmite segurança com regras definidas, os problemas começam. E o mesmo acontece atualmente com os cães que vivem em nossas casas e não são devidamente estimulados.

Por que os cães se “comportam mal” durante a ausência do tutor?

Quando nos ausentamos por longos períodos para ir trabalhar ou outra finalidade e deixamos nosso cão sozinho, precisamos entender que ele não conseguirá ficar dormindo o tempo todo quietinho e comportado, nos esperando. Esta energia produzida (e não gasta) incomoda o cão ao ponto de ele precisar encontrar uma válvula de escape para extravasá-la, e desta forma sentir-se aliviado.

Se não a descarregam caminhando, como seu instinto pede, encontram outra forma de fazê-lo, como, por exemplo, destruindo objetos, latindo demais, pulando, correndo atrás do rabo, se coçando freneticamente etc. Como eles são animais limitados racionalmente, ao contrário de nós que temos o discernimento e a fala para comunicação, então apenas sinalizam sua frustração ao estilo de vida que tem.

Nos condomínios residenciais, figura grande quantidade de domicílios em espaços restritos, e parte considerável deles possui cães, que inevitavelmente vão circular em áreas comuns e se manifestar nos próprios apartamentos. Por isso é fundamental a boa convivência e o correto tratamento das questões apresentadas. Não podemos culpá-los por ficarem latindo nos apartamentos, sujarem elevadores, pisarem em jardins, dentre outros, se não forem adequadamente instruídos.

Qual a solução para a otimização da convivência de cães em condomínios?

Então, como estimular adequadamente os cães?

Fernando Baiardi, especialista em comportamento canino da Cão Ativo Club, explica que uma hora de caminhada (em ritmo adequado para cada cachorro), em que são estabelecidas regras durante o trajeto, tem um poder transformador na vida do cão, e consequentemente terá também na vida de seus tutores e da coletividade.

Todo tutor responsável deve proporcionar a seus cães, saídas diárias, estabelecendo-se como líder do passeio, de maneira a orientá-los e garantir sua segurança durante estas caminhadas.

Depois que um cão associa a guia à oportunidade de caminhar com seu grupo, isso passa a ser a melhor hora de seu dia, colaborando tanto para manutenção de sua saúde física como para o aprimoramento de seu equilíbrio comportamental!

Sem tempo ou prefere um serviço profissional?

Para os donos que tem a agenda apertada e não conseguem ter essa disponibilidade, a Cão Ativo Club oferece passeios para cães por meio de uma rede de profissionais qualificados e certificados.

Com o aplicativo pioneiro que desenvolveu, os passeios são monitorados por GPS, e os clientes recebem em seu celular notificações de saída e chegada dos passeios, tempo de caminhada, mapa do trajeto, distância percorrida e fotos, e contam ainda com seguro veterinário e um sistema prático e confiável para pagamento.

Parceria Cão Ativo Club e Robotton

Por meio da parceria estabelecida com a Robotton, a Cão Ativo Club desenvolveu um plano específico que concede descontos a cada novo cadastro para passeios e valoriza a adesão em grupo. Entre em contato e confira as condições!

Além disso, sempre antenado às necessidades de seus condôminos, e visando ao aprimoramento da convivência em comunidade, o Grupo Robotton, em associação com a Cão Ativo Club, está oferecendo a palestra “Convivência de Cães em Condomínios”! Nela, Fernando Baiardi compartilha sua experiência em mais de 23 anos atuando na área pet.

São discutidas as principais ocorrências em condomínios e, em seguida, sugeridas algumas soluções com o intuito de melhorar a harmonia com os vizinhos e dar mais qualidade de vida aos cães, sendo uma delas os passeios diários. A palestra é gratuita e pode ser agendada por contato disponibilizado abaixo.

 

Cão Ativo Club
(11) 96322 1638
contato@caoativoclub.com.br
www.caoativoclub.com.br

Comentários