Especialista orienta sobre uso dos elevadores durante a quarentena

A Robotton conversou com a Elevartel e separou algumas dicas de higienização segura e uso dos elevadores em época do novo Coronavírus

Publicado em 2 de Julho de 2020
Tempo de leitura:

O elevador é um meio de deslocamento imprescindível nos condomínios de todo Brasil. De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Elevadores (ABBEL), no país, cerca de 400 mil equipamentos transportam milhões de pessoas diariamente, número esse que pode ultrapassar a quantidade de passageiros em ônibus, por exemplo. Diante desses números, durante este período atípico que estamos vivendo, causado pelo novo Coronavírus, é fundamental tomar medidas para preservar a saúde dos usuários.

Pensando nisso, a Robotton conversou com a Vanessa Vila Nova, diretora comercial da Elevartel, empresa especializada em manutenção e assistência técnica de elevadores, para esclarecer dúvidas de como higienizar o equipamento e utilizá-lo neste período.

Como fazer a higienização correta do elevador?

De acordo com Vanessa, é recomendado intensificar a limpeza do equipamento, porém com os produtos corretos para não causar danos nos componentes do elevador. “Os condomínios não devem utilizar álcool ou outros produtos corrosivos, ou abrasivos na limpeza e manutenção dos elevadores. Esses itens podem danificá-lo e ocasionalmente causar incidentes mais graves,” esclarece.

A recomendação da Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC), maior entidade representativa do segmento no Estado, é que o uso indiscriminado de álcool pode danificar os circuitos internos do equipamento, e causar, em casos mais graves, incêndios, por isso, ele não é recomendado.

A diretora comercial ainda afirma que é indicado deixar que a higienização do equipamento seja feita exclusivamente pela equipe de limpeza. “Na intenção de ajudar, às vezes o condômino pode ocasionar um problema no equipamento. Os colaboradores do condomínio já estão acostumados a tomar medidas preventivas e utilizar os produtos corretos,” afirma Vanessa.

Desde o início da pandemia, a Elevartel estimula a inciativa dos condomínios intensificarem a limpeza dos elevadores como maneira de diminuir o contágio do novo Coronavírus, mas salienta que o processo deve ser feito com cuidado e de acordo com as orientações das empresas fabricantes. “Recomendamos que a limpeza seja mais intensa e frequente, a cada duas ou três horas, mas apenas com um pano úmido e sabão neutro, ou com os produtos específicos para a higienização dos elevadores,” explica. Vanessa ainda destaca como alternativa de baixo custo a capa protetora de botoeiras. “Ela facilita a higienização e evita comprometer o funcionamento do equipamento devido ao uso excessivo de produtos para assepsia.”

Quais outras medidas recomendadas para o uso dos elevadores?

Por se tratar de um ambiente fechado e de pouca circulação de ar, o ideal é que seu uso seja evitado. “O mais recomendado agora é sempre que for possível optar pelo uso das escadas, porém sabemos que nem sempre essa é uma opção viável”, afirma Vanessa. Por isso, separamos algumas dicas de como mitigar a disseminação do novo Coronavírus.

  • Use o elevador com o menor número de pessoas, se possível divida-o apenas com integrantes da família e quando estiver cheio aguarde o próximo
  • Utilize álcool em gel para higienizar as mãos ao chegar e sair do condomínio
  • Use um lenço de papel para apertar as botoeiras e depois descarte
  • Utilize máscaras quando precisar sair de casa

Sabemos que o período de quarentena se estendeu mais do que gostaríamos. Esse cenário nos traz muitas incertezas, mas nesse momento é importante que cada um faça a sua parte para que possamos reverter esse quadro. Por isso, reforçamos as recomendações dos órgãos responsáveis, se possível, fique em casa.

Comentários