Administração, robotton, condominios, são paulo

Entenda a importância da dedetização e desratização em condomínios

Saiba como manter a saúde e segurança de todos em seu condomínio

Publicado em 6 de Outubro de 2021
Tempo de leitura:

Para manter a saúde e bem-estar de todos no condomínio, é muito importante realizar procedimentos de higienização e sanitização periodicamente no local. Entre essas medidas, que também ajudam a evitar a proliferação de bactérias e doenças, estão a dedetização e a desratização. 

A ausência dessas práticas pode contribuir para a infestação de insetos nocivos à saúde e de ratos, que são responsáveis pela disseminação de diversas doenças. 

Dedetização e desratização 

A dedetização e a desratização são formas de controle de pragas. Sua finalidade é eliminar os focos onde determinados insetos e ratos possam se desenvolver ou, em casos mais extremos, eliminar os próprios agentes (moscas, baratas, escorpiões e outros seres). 

A desratização, em especial, é o controle de roedores que podem causar muitos prejuízos financeiros, além de propagar diversas doenças, algumas muito graves.  

O que saber antes de contratar esses serviços 

Antes de contratar um desses serviços, é necessário confirmar se a empresa responsável pelo trabalho tem registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) do estado em que atua ou em outro órgão que se responsabiliza pela fiscalização do controle de pragas. Essa entidade assegurará que o trabalho será efetivo. 

É fundamental que um responsável técnico acompanhe os serviços de dedetização e desratização, certificando-se de que tudo está sendo realizado conforme as normas. 

Os profissionais que podem realizar o serviço 

Para efetuar serviços de desratização e dedetização, o profissional precisa ser capacitado, pois o trabalho requer a manipulação de produtos químicos perigosos. 

Entre os profissionais habilitados para a tarefa, estão engenheiros químicos, engenheiros florestais, engenheiros que trabalham em indústrias químicas, engenheiros sanitaristas, engenheiros agrônomos e técnicos que trabalham com agricultura. 

Embora exterminar ratos e baratas possa parecer algo simples, é necessário conhecer os produtos que podem e devem ser usados, sabendo a finalidade de cada um. O uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) é indispensável para os profissionais que realizarão o trabalho diretamente, ou seja, aplicarão os produtos em diversos pontos do condomínio. 

A mera inalação de alguma dessas substâncias já pode provocar efeitos colaterais permanentes e sua ingestão pode levar à morte. 

Os pontos que devem ser dedetizados 

Existem locais específicos que merecem mais atenção dos profissionais. O período de dedetização e desratização varia conforme as dimensões do empreendimento. Afinal, uma área muito grande certamente tem mais focos. 

Lixeiras, esgotos, dutos, espaços apertados (atrás de reservatórios de água, por exemplo), áreas comuns, áreas individuais (no interior dos apartamentos), espaços sem uso — todos esses locais devem ser dedetizados. O processo pode demorar mais de um dia. 

O controle de pragas no condomínio deve seguir um calendário 

A dedetização e desratização não devem ser feitas de forma aleatória, devem seguir um calendário específico, respeitando o perfil do lugar, as suas necessidades. Por exemplo, quando há aumento de temperatura, é natural que as pragas se proliferem mais rapidamente. 

De modo geral, recomenda-se realizar os procedimentos a cada três ou seis meses. Também é possível fechar um acordo com a empresa por tempo prolongado ou indeterminado, o que geralmente contribui para a obtenção de bons descontos. 

Assim, além de ficar garantido contra a ação de ratos, baratas e moscas, o condomínio consegue economizar. 

A importância da dedetização e a desratização periódica 

A dedetização e desratização são importantes para manter o bloqueio à infestação de pragas, mas além disso, elas trazem outros benefícios ao condomínio:  

  • Manutenção da limpeza dos ambientes 
  • Mais segurança à saúde dos condôminos 
  • Controle de pragas urbanas 
  • Seguridade de equipamentos e fios 

A dedetização e desratização são formas de prevenção e combate que não podem faltar em nenhum condomínio, seja ele grande ou pequeno, tenha somente uma torre ou várias. É fundamental manter o ambiente limpo, conservado e, dentro do possível, livre de doenças. 

Nova call to action

Comentários