Administrar um condomínio não é tarefa simples e se assemelha, inclusive, à complexa gestão de uma empresa. É preciso ter conhecimento das mais diversas áreas: do direito ao setor contábil e administrativo. E, para que a gestão seja feita sempre dentro da lei, ainda é necessário ética e transparência.
Contudo, não são raros os casos de roubo e ocultação de ganhos ilícitos em condomínios. Por isso, ao contratar uma administradora de condomínios, não se deve abrir mão de uma empresa confiável, séria e honesta, para não ficar à mercê das mal-intencionadas e acabar com prejuízo (financeiros e/ou legais) ou desorganização.
Nesse cenário, para que os moradores saibam se podem, realmente, confiar na administradora, há certificações que ajudam a comprovar sua idoneidade. É o caso da ISO 37001: a certificação de gestão antissuborno.
Mas o que é e como funciona essa norma? Por que contratar uma administradora com essa certificação pode ajudar a garantir que o seu condomínio esteja sempre em perfeita regularidade com a legislação e os seus compromissos administrativos? Para conferir as respostas, basta continuar com a leitura.
Por trás de uma gestão de condomínios, não é incomum os casos de irregularidades que, aos olhos dos moradores, podem passar despercebidas:
E a prática de atos ilícitos como suborno tem sido recorrente no mercado de administração de condomínios. Para evitar que seu prédio passe por situações como essa, é preciso certificar-se da postura ética da administradora.
Com uma gestão baseada num sistema antissuborno e anticorrupção, os moradores têm a garantia de receber devidamente os serviços contratados.
Nesse contexto, também é importante que as próprias empresas — aquelas que são corretas e idôneas — se posicionem contra as posturas inadequadas e ilegais. A norma ISO 37001 tem papel importante nesse cenário, pois certifica o compromisso da empresa com seus parceiros — clientes, colaboradores e fornecedores — e ajuda a garantir a integridade dos serviços prestados.
A norma ISO 37001 cria um Sistema de Gestão Antissuborno por meio de um conjunto de requisitos que visam combater práticas ilícitas das empresas. A norma ajuda a criar uma cultura de integridade e transparência nas organizações e garante a conformidade com os regulamentos, leis e normas vigentes.
Os requisitos são definidos pela norma internacional ABNT NBR ISO 37001 e pela própria empresa, por meio de políticas, procedimentos e controle para evitar e combater atos de suborno.
Para conseguir a certificação, a empresa passa por um rígido processo. É preciso, obrigatoriamente, adotar uma série de medidas, por exemplo:
Depois que a organização implementa os requisitos da ISO 37001, uma empresa certificadora faz a auditoria e, estando em conformidade com os critérios da norma, a administradora recebe a certificação, que tem validade de dois anos.
Atender aos requisitos rígidos da ISO 37001 e conquistar a certificação é a comprovação - por meio de uma instituição com reconhecimento global que é referência para as grandes organizações no contexto de programas de compliance - da adoção da postura, estrutura administrativa e mecanismos de proteção adotados pela administradora de condomínio para coibir o suborno em todas as suas formas de manifestação.
Diante dos riscos envolvidos no cenário de administração de condomínios, receber a certificação é fator determinante para garantir a boa reputação da administradora. Embora não seja possível certificar a total ausência da prática de suborno, a ISO 37001:
Como você viu, a norma ISO 37001 traz enormes benefícios não apenas para a empresa certificada mas também para seus clientes, que têm a garantia da idoneidade e esforços da empresa em relação à questão. Portanto, ao contratar uma administradora de condomínios, certifique-se sobre seu posicionamento ético e tenha serviços isentos de corrupção.