Administração

O que é a certificação ISO 37001 antissuborno e qual a importância para o seu condomínio?

Conheça a certificação de gestão antissuborno que garante a transparência na prestação de contas e na relação com fornecedores. Saiba como ela pode se tornar a principal aliada ao contratar uma administradora para o seu condomínio.

Publicado em 1 de Novembro de 2018
Tempo de leitura:

 

Administrar um condomínio não é tarefa simples e se assemelha, inclusive, à complexa gestão de uma empresa. É preciso ter conhecimento das mais diversas áreas: do direito ao setor contábil e administrativo. E, para que a gestão seja feita sempre dentro da lei, ainda é necessário ética e transparência.

Contudo, não são raros os casos de roubo e ocultação de ganhos ilícitos em condomínios. Por isso, ao contratar uma administradora de condomínios, não se deve abrir mão de uma empresa confiável, séria e honesta, para não ficar à mercê das mal-intencionadas e acabar com prejuízo (financeiros e/ou legais) ou desorganização.

Nesse cenário, para que os moradores saibam se podem, realmente, confiar na administradora, há certificações que ajudam a comprovar sua idoneidade. É o caso da ISO 37001: a certificação de gestão antissuborno.

Mas o que é e como funciona essa norma? Por que contratar uma administradora com essa certificação pode ajudar a garantir que o seu condomínio esteja sempre em perfeita regularidade com a legislação e os seus compromissos administrativos? Para conferir as respostas, basta continuar com a leitura.

A gestão antissuborno de administradoras de condomínios

Por trás de uma gestão de condomínios, não é incomum os casos de irregularidades que, aos olhos dos moradores, podem passar despercebidas:

  • Fornecedores que cobram mais do que deviam;
  • Administradoras que fazem escolhas tendenciosas visando ganhos próprios;
  • Falta de transparência financeira quanto ao uso do dinheiro do condomínio

 

E a prática de atos ilícitos como suborno tem sido recorrente no mercado de administração de condomínios. Para evitar que seu prédio passe por situações como essa, é preciso certificar-se da postura ética da administradora.

Com uma gestão baseada num sistema antissuborno e anticorrupção, os moradores têm a garantia de receber devidamente os serviços contratados.

Nesse contexto, também é importante que as próprias empresas — aquelas que são corretas e idôneas — se posicionem contra as posturas inadequadas e ilegais. A norma ISO 37001 tem papel importante nesse cenário, pois certifica o compromisso da empresa com seus parceiros — clientes, colaboradores e fornecedores — e ajuda a garantir a integridade dos serviços prestados.

O que é a norma ISO 37001?

A norma ISO 37001 cria um Sistema de Gestão Antissuborno por meio de um conjunto de requisitos que visam combater práticas ilícitas das empresas. A norma ajuda a criar uma cultura de integridade e transparência nas organizações e garante a conformidade com os regulamentos, leis e normas vigentes.

Os requisitos são definidos pela norma internacional ABNT NBR ISO 37001 e pela própria empresa, por meio de políticas, procedimentos e controle para evitar e combater atos de suborno.

Para conseguir a certificação, a empresa passa por um rígido processo. É preciso, obrigatoriamente, adotar uma série de medidas, por exemplo:

  • Elaboração de manuais, documentos e relatórios e dentro de um alto padrão de qualidade para clientes, colaboradores, fornecedores e demais parceiros;
  • Treinamento dos colaboradores conforme a cultura de integridade, ética e transparência;
  • Cadastramento de fornecedores e comunicação sobre o controle de qualidade antissuborno. Garantindo que todos ajam conforme as normas e a política anticorrupção da empresa;
  • Criação de canais de comunicação para que os interessados possam fazer denúncias à administradora sobre qualquer conduta ou situação que possa se configurar como suborno;
  • Criação de um comitê responsável pela avaliação das denúncias de suborno e corrupção.

Depois que a organização implementa os requisitos da ISO 37001, uma empresa certificadora faz a auditoria e, estando em conformidade com os critérios da norma, a administradora recebe a certificação, que tem validade de dois anos.

Por que essa norma é tão importante?

Atender aos requisitos rígidos da ISO 37001 e conquistar a certificação é a comprovação - por meio de uma instituição com reconhecimento global que é referência para as grandes organizações no contexto de programas de compliance - da adoção da postura, estrutura  administrativa e mecanismos de proteção adotados pela administradora de condomínio para coibir o suborno em todas as suas formas de manifestação.

Diante dos riscos envolvidos no cenário de administração de condomínios, receber a certificação é fator determinante para garantir a boa reputação da administradora. Embora não seja possível certificar a total ausência da prática de suborno, a ISO 37001:

  1. Diminui o risco da ocorrência desses atos;
  2. Demonstra que a empresa está em conformidade com a Lei nº 12.846/13 — a Lei Anticorrupção;
  3. Gera credibilidade para os clientes e parceiros de negócio;
  4. Comprova as práticas éticas e transparentes da empresa.

Como você viu, a norma ISO 37001 traz enormes benefícios não apenas para a empresa certificada mas também para seus clientes, que têm a garantia da idoneidade e esforços da empresa em relação à questão. Portanto, ao contratar uma administradora de condomínios, certifique-se sobre seu posicionamento ético e tenha serviços isentos de corrupção.

Comentários