condominios

7 ações para tornar seu condomínio mais sustentável!

Aprenda ações para tornar seu condomínio sustentável

Publicado em 24 de Abril de 2023
Tempo de leitura:

A busca por soluções que promovam a sustentabilidade nos condomínios tem crescido cada vez mais, afinal, é extremamente importante cuidar do nosso planeta! Os condomínios sustentáveis são aqueles que utilizam materiais reciclados, energia solar, captação de água de chuva e outras soluções que visam reduzir o impacto ambiental.

A construção civil é uma das atividades mais poluentes do mundo, sendo essencial adotar medidas sustentáveis. Além de preservar o meio ambiente, essas atitudes também podem trazer uma série de benefícios para os moradores, como a redução de custos com energia e água.

Continue a leitura e saiba mais sobre a sustentabilidade em condomínios!

O que é sustentabilidade?

A sustentabilidade, ou desenvolvimento sustentável, "significa suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades", de acordo com Gro Harlem Brundtland, ex-primeira-ministra da Noruega, ex-presidente de uma comissão da Organização das Nações Unidas (ONU) e a primeira pessoa a utilizar o termo no mundo.

Em um mundo globalizado, ser sustentável torna-se um grande problema, visto que a ideia do desenvolvimento sustentável é o oposto da sociedade consumista, por conta das indústrias e fábricas terem o ciclo de extrair, produzir, vender, utilizar e descartar. 

O desperdício gerado significa não somente a falta de matéria-prima para produtos, mas também a falta de alimentos e menor produtividade e rentabilidade para produtores e consumidores. Portanto, para viver em um mundo sustentável, com as mesmas regalias e produtos que produzimos atualmente, é necessário o uso de outras técnicas e meios que não esgotem os recursos da natureza e tratem o meio ambiente com respeito. 

Por que morar em um condomínio sustentável?

A importância de viver com iniciativas sustentáveis minimizam consideravelmente os impactos ao meio ambiente. Aqueles que praticam ações em um condomínio sustentável, além de ajudar ao meio ambiente, garantem maior qualidade de vida por proporcionar maior conforto térmico e, até mesmo, maior segurança por não possuir resíduos que possam prejudicar a saúde dos moradores. 

Não é preciso se mudar para morar em um condomínio sustentável, algumas atitudes simples podem se tornar essenciais para os empreendimentos que desejam dar o primeiro passo. Pensando nisso, conheça algumas ações que podem ajudar!

7 ações para tornar seu condomínio mais sustentável

Descarte consciente de resíduos 

Por abrigar muitas pessoas, a produção de lixo em condomínios é alta. Para torná-la amiga do meio ambiente, a primeira ideia é implementar a coleta seletiva como medida básica.

Os passos para essa ação são: conscientizar os moradores, definir os espaços para armazenamento de resíduos e, por fim, entrar em contato com a administração para procurar uma empresa especializada para realizar a coleta, como a própria prefeitura, ONGs, cooperativas e institutos ecológicos.

Outra forma de diminuir o lixo é a compostagem, processo que transforma os resíduos em adubo ou biofertilizantes. Nos condomínios a compostagem pode ser doméstica ou coletiva. Para efetivar o processo, são separadas todas as matérias orgânicas, como restos e cascas de alimentos. Os restos orgânicos são colocados em um pote, sem espalhar, e cobertos com terra para evitar o mau cheiro. Além disso, é interessante cubri-los com bastante folhas secas e serragem. Como uma planta, é necessário regar, pois a umidade acelera a decomposição. Quinzenalmente, revire o material para aerar a mistura.  

Use energia limpa e renovável 

A energia limpa é responsável pela redução na produção de dióxido de carbono (CO2) e do ritmo do aquecimento global.

Uma das mais utilizadas é a energia solar, pois exige menos interferências nos ecossistemas para ser adquirida. Dados levantados pela CoteiBem e disponibilizados pelo Censo SindicoNet mostram que, a procura por economia e sustentabilidade com uso de energia fotovoltaica aumentou em 581% entre janeiro e outubro de 2021. 

Dê preferência às lâmpadas de LED

Trocar lâmpadas convencionais por modelos de LED é outro método simples e de baixo custo para um iniciar uma rotina sustentável em seu condomínio. Este tipo de lâmpada tem maior vida útil (aproximadamente 50 mil horas), menor consumo de energia e baixa manutenção. 

Além destes benefícios, destacamos também que o LED não emite radiação UV e não contém mercúrio, substância tóxica encontrada principalmente nas lâmpadas de descarga de alta pressão de vapor de mercúrio e, em menor quantidade, nas fluorescentes. 

Diminua o consumo de água

Apostar na qualidade da água é um meio de proporcionar uma melhor saúde para os moradores e, de quebra, economizar. Investir em uma máquina de compartilhamento de água pode ser útil, já que fica em áreas comuns e oferece água tratada 24 horas.

Outras ações são: tenha horários para regar os gramados, normalmente pela manhã ou final da tarde, onde não se tem a presença tão forte do sol e evita a evaporação causada pelo calor; para as plantas, use regador ao invés de mangueira, para medir melhor.

Uma opção eficaz para condomínios é a captação de água da chuva. Normalmente, neste tipo de empreendimento, o gasto com água é alto e, reutilizando a água da chuva, ela pode ser aproveitada na irrigação de plantas e limpeza das áreas comuns. 

Torneiras com temporizador podem ajudar também a diminuir os descasos com a água, já que seu fechamento é automático após o uso. Elas são uma ótima opção para ambientes comuns do condomínio, como salão de festas e banheiros. Os moradores que gostarem podem se inspirar a fazer a mesma escolha em suas casas.

Torne o ambiente mais verde

O plantio de árvores e jardins nas áreas comuns deixa o ambiente mais bonito, tornando-o mais agradável. Há condomínios, também, que fazem hortas comunitárias que, além de fornecer alimentos orgânicos, são uma maneira inteligente de economizar, zelar na saúde e contribuir com o meio ambiente.

Ofereça coletor de pilhas e baterias

Coletar pilhas e baterias ajudará a tornar o ambiente mais sustentável, uma vez que o descarte incorreto fornece danos ao meio ambiente e à saúde humana.

Estes itens são compostos por elementos tóxicos, causadores de danos irreversíveis, como a contaminação do solo e da água por chumbo, mercúrio, lítio, zinco e manganês. 

Instalação de caixas de gordura 

As caixas de gordura previnem entupimentos causados por dejetos da cozinha e ajudam na não contaminação do sistema hidráulico. Este equipamento é de fácil instalação e funciona por meio de um sifão que retém a gordura dentro da caixa e a impede de ficar circulando pela tubulação.

Elas devem ser instaladas no lado interno do alinhamento predial , podendo ser de plástico (PVC), fibra de vidro, concreto ou alvenaria.

Conheça a Robotton

A Robotton é a primeira administradora de condomínios do Brasil a conquistar a certificação ISO 37001, atestada pela RINA - Empresa Global Detentora do Credenciamento, que garante que o condomínio tenha uma gestão pautada por padrões e normas internacionais anticorrupção. 

Há mais de 50 anos no mercado de administração de imóveis, a empresa tem sólida experiência na gestão de empreendimentos e na conexão entre proprietários e locatários, podendo ajudar na gestão de um condomínio sustentável. 

A empresa tem como leve o termo “Trustparency”, que significa Trust (Confiança) + Transparency (Transparência). Com o propósito de disseminar a transparência e ética em todas as relações, para deixar como legado um mundo sustentável e melhor.

Conheça mais sobre os serviços da Robotton em www.robotton.com.br

Comentários