Cotidiano

As melhores práticas para uso das áreas comuns nas férias

As melhores práticas para uso das áreas comuns nas férias

Publicado em 20 de Dezembro de 2018
Tempo de leitura:

Durante o período de férias, as crianças e os adolescentes aproveitam seu tempo livre nas áreas comuns do condomínio. Piscinas, quadras e playgrounds começam a ser utilizados com mais frequência, o que significa ter um cuidado redobrado com esses espaços, tanto para a conservação e a organização dos mesmos quanto para a segurança de quem transita por ali.

Síndicos, porteiros e zeladores precisam estar sempre atentos para a movimentação de pessoas, especialmente se forem visitantes hospedados pelos condôminos. É bom lembrar que nem sempre todos têm consciência a respeito de regras e determinações que precisam ser cumpridas. Assim, é sempre bom reforçá-las para evitar transtornos. No mais, de maneira geral, tudo deve seguir a mais perfeita ordem.

Então, como implementar boas práticas para o uso das áreas comuns nas férias e deixar todo mundo satisfeito? É o que vamos abordar neste artigo. Acompanhe!

Mantenha as áreas em ordem

Crianças e adolescentes naturalmente fazem mais bagunça do que adultos. Como a presença deles será muito mais intensa nas áreas comuns do condomínio, procure sempre checar se tudo está em ordem após o uso. Isso significa inspecionar as condições de limpeza, o estado de brinquedos e equipamentos e demais detalhes importantes para o ambiente.

Qualquer irregularidade identificada deve ser corrigida imediatamente. Não deixe para consertar pequenos estragos ou realizar a higienização do local muito tempo depois. Fatores como esses podem desencadear acidentes maiores e ainda impedir que frequentadores aproveitem o local por algum tempo. Quanto antes tudo estiver conforme o esperado, melhor será para todos.

Estabeleça horários para uso das áreas comuns

Para que o item anterior realmente possa ser executado, é indispensável determinar horários específicos para o uso das áreas comuns. Dessa forma, crianças, adolescentes e visitantes podem frequentar o ambiente sem preocupações, mas haverá tempo hábil para limpeza, organização e manutenção.

Além disso, muita gente também aproveita o período de férias para descansar. Por isso, para que todos convivam com sossego e tranquilidade, é importante que o uso dessas áreas não incomode e não exceda o limite de horário. Agende uma reunião e, com o envolvimento de todos os condôminos, encontre uma solução para definir uma boa hora para as atividades.

Faça a vistoria dos brinquedos

A segurança das crianças que têm preferência pelo playground é primordial. Portanto, contrate uma empresa especializada para realizar a vistoria dos brinquedos e garantir que tudo esteja em plenas condições de uso. Se o movimento da área estiver muito intenso, vale a pena retomar essa providência ao longo do período de férias.

O mesmo vale para a piscina, que também deve passar pela manutenção de limpeza, uma vez que o número de frequentadores provavelmente aumentará. Tobogãs devem ser vistoriados, assim como qualquer outro acessório que esteja presente nessa área. Aproveite e verifique a necessidade de pisos antiderrapantes e corrimão de segurança em todas as áreas e agende as implementações necessárias com antecedência.

Espalhe cartazes de orientação

Mesmo que algumas crianças não tenham idade para ler, elas entendem desenhos simples a respeito do que pode e não pode ser feito nas áreas comuns. Espalhe cartazes com orientações simples por esses locais, para que elas comecem a entender que o uso do espaço também depende do bom comportamento delas.

De uma forma didática, vale a pena treinar funcionários para chamar a atenção educadamente diante de algo que esteja sendo feito de errado. Para adolescentes, é indispensável também deixar todas essas regras muito claras. Frise que, com a colaboração de todos, o condomínio fica bem melhor.

Converse com condôminos

Todas essas orientações também devem ser passadas diretamente para os condôminos. É interessante lembrá-los de que as crianças, os adolescentes e os visitantes não são de responsabilidade de nenhum funcionário, mas apenas dos pais. O papel da equipe do condomínio é apenas deixar tudo em ordem e em segurança, além de frisar um ou outro detalhe de boas práticas.

Os condôminos, por conta própria, devem conversar com seus filhos e explicar o que pode e o que não pode ser feito nas áreas comuns, bem como os horários. Novamente, em uma reunião, conte com a presença e a ajuda de todos para determinar as regras e registre em pauta. Afixar essa lista em murais é uma boa ideia para deixar seu conteúdo mais claro, disponível para consultas e como um lembrete aos frequentadores.

Sugira uma supervisão especializada

Algumas empresas oferecem serviços de colônias de férias em condomínios. As crianças e os adolescentes participantes utilizam as áreas comuns do prédio sob supervisão de profissionais e realizam atividades educativas e lúdicas apropriadas para sua faixa etária, de modo a aproveitar o tempo livre das férias com algo que não incomode os vizinhos.

Sugira essa alternativa aos moradores. Se acatada, veja quem pode ficar responsável pela contratação da equipe. Essa não é uma responsabilidade da gestão do condomínio, mas a sindicância deve estar de acordo para que ela ocorra. As regras internas continuarão em vigência e todos os espaços serão aproveitados por todos os envolvidos.

Eduque sobre o barulho

Crianças e adolescentes são mais agitados e mesmo que fiquem a maior parte do tempo nas áreas comuns, o barulho das brincadeiras e conversas pode incomodar. Para não atrapalhar ninguém, faça uma breve reunião para conscientizá-los, de forma educativa e bem-humorada, de que isso é uma questão de respeito ao próximo e não uma regra sem sentido.

Aos moradores e vizinhos, peça também tolerância, pois ainda que a determinação seja cumprida quase que o tempo todo, eventualmente alguém pode se exceder. Com cada um fazendo sua parte, esse período de férias tem tudo para ser tranquilo para quem mora por ali e principalmente para os pequenos e grandinhos que não estarão em viagem.

Gostou das nossas dicas sobre uso das áreas comuns? Se sim, não se esqueça de que o fim de ano também é época de festas e comemorações de Natal e de Réveillon. Para isso, o salão de festas do condomínio é bastante requisitado pelos moradores — inclusive em datas que podem ser coincidentes. Então, conheça agora quais são as regras de uso para esse espaço e organize tudo em seu prédio.

Comentários