robotton, condominios, são paulo

A importância da comunicação nos condomínios

Saiba como manter uma comunicação eficiente no seu condomínio

Publicado em 13 de Outubro de 2021
Tempo de leitura:

 A comunicação sempre foi essencial para a sociedade como um todo. E isso, não seria diferente nos condomínios. Ter uma comunicação efetiva entre síndicos e condôminos é um dos pontos principais da gestão condominial. Através dela, todos que convivem nesse ambiente ficam cientes das informações relevantes e novidades fundamentais para o bom funcionamento do empreendimento.  

Quando realizada de forma eficaz, a comunicação garante tanto a conciliação entre as partes, assim como a agilidade nas decisões e a satisfação dos condôminos. Conheça os benefícios de manter uma boa comunicação no seu condomínio. 

Favorece a transparência  

O síndico deve tornar de conhecimento dos condôminos, colaboradores, prestadores de serviço e administradora, todas as ações realizadas durante seu mandato como melhorias, prestação de contas, decisões tomadas em assembleias etc. Manter todos cientes do dia a dia da sua gestão diminui as possibilidades de ruídos de informações e conflitos por falta de conhecimento.  

Evita conflitos 

Os comunicados são ferramentas essenciais para noticiar os fatos pertinentes ao condomínio. Eles aumentam a conscientização sobre as boas práticas de convivência em condomínios. Além disso, os comunicados auxiliam os síndicos a apontar quais são os direitos e deveres de todos os envolvidos nessa comunidade, estabelecidos no Regimento Interno. Isso auxilia na redução de problemas, no aumento da segurança e na criação de um ambiente harmonioso.  

Tecnologia 

Uma grande aliada dos síndicos é a tecnologia. Já existem aplicativos, portais e meios de comunicação digitais que auxiliam o síndico na hora de transmitir as informações aos condôminos e colaboradores. Ela permite que todas as comunicações fiquem armazenadas em um só local, evitando falha nas entregas, e alegações de desconhecimento das regras e normas condominiais, por exemplo.   

Evite erros na hora de se comunicar 

Manter uma comunicação efetiva transmite confiança e transparência, contribuindo diretamente para uma imagem positiva da administração do síndico. Por isso, é fundamental evitar alguns erros como: 

  • Transmitir a mensagem de maneira confusa – falar ou escrever difícil prejudica a compreensão da mensagem. O ideal é ser o mais simples e direto possível, facilitando o entendimento da informação a ser passada.  
  • Não impor regras nas comunicações em grupo - para manter a ordem e o bom convívio entre todos é indispensável criar normas de comunicação nos grupos do condomínio.   
  • Utilizar canais não oficiais – os aplicativos de conversa são muito importantes para o dia a dia do condomínio, mas sempre utilize os canais oficiais como aplicativo do condomínio, elevadores e e-mails para transmitir as comunicações oficiais do seu condomínio.  

Manter as relações harmoniosas nos condomínios não é uma tarefa fácil. Por isso, investir em uma comunicação saudável entre todos os interessados evita que problemas maiores surjam pela falta de diálogo ou ciência.  

Agora que você já sabe a importância da comunicação para o seu condomínio. Acesse a página exclusiva da Robotton com os comunicados dos temas principais da vida condominial.  

Comentários