Cotidiano, condominios

A convivência em condomínios durante a quarentena

Saiba como melhorar a convivência em condomínios durante o isolamento social.

Publicado em 30 de Abril de 2020
Tempo de leitura:

Reformas, som alto, crianças correndo e insistência em usas as áreas comuns. Essas são algumas das reclamações mais recorrentes durante o período de quarentena, recomendado para conter o avanço do coronavírus. O isolamento social tem transformado muitos condomínios em eventuais zonas de conflito. E aumentado consideravelmente o número de reclamações.

Pessoas que adotaram o regime home-office, durante esse período, têm reclamado muito pelo fato de não conseguirem se concentrar devido ao barulho causado nos condomínios. A melhor solução para evitar atritos continua sendo o bom senso. Diante o cenário mundial, as pessoas estão mais fragilizadas, o que tornou a boa convivência ainda mais essencial para a garantir o bem-estar da massa condominial. O espírito de coletividade deve estar mais aguçado nesse período, por isso, separamos algumas dicas de como manter a boa convivência nos condomínios em período de quarentena.

Barulho excessivo

De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas, qualquer barulho que ultrapasse o indicador de 45 decibéis atrapalha o sossego do vizinho. Sabemos que ninguém possui um medidor de decibéis em casa, por isso, recomendamos que use o senso crítico para avaliar se o ruído que sua unidade está emitindo atrapalha o coletivo. Evite arrastar móveis, atividades que possam atrapalhar o morador do andar debaixo, como pular corda, tocar instrumentos ligados a um amplificador de som, ou ouvir o som da televisão muito alto. Sabemos que uma das distrações mais recorrentes do isolamento social tem sido as lives, produzidas por cantores famosos. Você pode curtir a live do seu cantor favorito sem incomodar os demais moradores, use o volume com moderação.

Entregas

Os restaurantes com entrega delivery estão sendo muito acionados durante a quarentena. É uma ótima opção para quem quer sair da rotina e quer ter uma opção diferente à tradicional comida caseira. Não há problema algum em fazer seus pedidos, e saborear seu prato preferido. Mas opte por buscar a entrega na portaria. Isso evita a propagação do vírus no condomínio.

Obras e reformas

É recomendado que as obras e reformas sejam suspensas durante o isolamento social, salvo exceção as obras emergenciais. Claro, que se estoura um cano em sua unidade, você não deve deixa-lo jorrando água, mas será que realmente é necessário trocar os azulejos da cozinha agora? Sabemos que obras e reformas comumente são permitidas dentro do horário comercial, porém, você já se imaginou trabalhando com o barulho de um martelo o dia inteiro na sua cabeça? Além do barulho extremamente incomodo, a circulação de pessoas dentro do condomínio também pode colocar em risco os demais moradores, pois isso aumenta a chance de propagação do vírus.

Objetos nas áreas comuns

Uma das recomendações da Organização Mundial de Saúde, é retirar os sapatos na área externa da casa. Mas deixá-los no corredor é uma conduta reprovável. Deixe um saco plástico na entrada de sua unidade. Retire os sapatos antes de entrar, e os coloque nela, levando posteriormente para a área de serviço. Local onde é recomendado deixar as roupas utilizadas na rua, para a higienização.

Áreas Comuns

A aglomeração de pessoas é uma das maiores causas da disseminação do coronavírus. Por isso as áreas comuns devem ser evitadas, mesmo aquelas a céu aberto, como quadras e piscinas. Como o isolamento está se prolongando, é possível em comum acordo entre a maioria dos moradores, a elaboração de uma escala de horário para não haja aglomeração e as famílias possam usufruir dos espaços para tomar um banho de sol, por exemplo. Uma conversa franca e transparente, pode ajudar a encontrar uma solução que seja mais apropriada ao seu condomínio.

Crianças

Se para os adultos já está difícil assimilar tudo que está acontecendo, imaginem só para as crianças. Os pequenos em casa tendem, naturalmente, a produzir mais barulho do que o comum. Estimule os pequenos a atividades lúdicas, como leituras, jogos de tabuleiros, os conhecidos “Do it yourself” (faça você mesmo). Sabemos que é difícil controlá-las com energia acumulada, por isso, converse com seus vizinhos, estipule um horário ou um cômodo para as crianças brincarem, e que seja mais adequado para que elas possam “gastar” a energia. Opte por locais onde tenha carpete ou tapete que abafam o som, e evita atrito com os vizinhos de baixo.

Descarte de lixo

Em um momento em que a higiene das áreas comuns é tão importante, lembre-se de descartar o lixo em embalagens adequadas, devidamente fechadas, e o disponibilize nos locais corretos em seu condomínio. Evite deixar lixo no corredor, ou fora das áreas designadas para o descarte.

Iniciativas do Bem

Embora pareça que o isolamento social tenha trazido apenas desentendimento e conflitos, muitos condomínios estão aproveitando o período para focar em ações de solidariedade e coletividade. O distanciamento social pode ser amenizado com uma corrente de atividades positivas no condomínio. Isso ajuda a diminuir a ansiedade e o estresse gerado pela impossibilidade de sair as ruas.

Concerto no estacionamento

No condomínio Link Ipiranga, o adolescente João Pedro promoveu um concerto de saxofone no estacionamento do empreendimento. Com caixas acústicas, tocou uma seleção de músicas para animar os vizinhos que assistiram ao evento encantados de suas sacadas. Essa ação tem sido muito comum nos condomínios de todo mundo. Músicos se apresentando nas sacadas fizeram sucesso na Itália, e tem confortado o coração dos brasileiros. Mas, é claro, que tudo deve ser previamente combinado, e acordado entre os moradores para que ao invés de trazer felicidade, gere conflitos.

Ajuda Comunitária

O auxílio solidário as pessoas que fazem parte do grupo de risco, como idosos e doentes crônicos, deve ser estimulada. Ações simples podem fazer toda a diferença nesse momento tão conturbado. Fazer compras, buscar correspondência, ir à farmácia, ou conversar pelo interfone, pode mudar o dia e a rotina de alguém que se encontra impedido de sair de casa. Também é possível, acordado com o síndico deixar bilhetes informando quais unidades estão dispostas a ajudar, e quais precisam de auxílio, criando uma corrente do bem.

Interação a distância

Outra medida simples que pode gerar muito conforto, principalmente as crianças e idosos, é a interação, mesmo que seja a distância. Muitos condôminos têm informado aos vizinhos a data de aniversário, por exemplo, de uma criança, e em uma ação coletiva, todos combinam o horário para irem a sacada e cantar parabéns ao aniversariante do dia. A medida parece simples, e sem importância, mas para aqueles que aguardam ansiosos o aniversário pode ser uma bela solução.

O momento nunca vivido anteriormente, pela grande maioria, se torna uma ótima oportunidade de reflexão. Não se trata nesse cenário sobre ajudar o próximo, mas sim de se colocar no lugar do outro e tentar entender as dificuldades que estão sendo passadas. É importante manter a convivência social positiva, mesmo que seja à distância. Faça sua parte.

Comentários