condominios

4 dicas para cuidar do jardim do seu condomínio

Com a chegada da primavera, os olhares se voltam para a área verde do condomínio, confira como mantê-la bem cuidada

Publicado em 29 de Setembro de 2021
Tempo de leitura:

Manter o jardim do condomínio sempre em dia, é muito mais que uma questão estética do condomínio. Uma área verde bem cuidada promove vantagens como a diminuição da temperatura, mais sombra e lazer, melhoria da qualidade do ar e claro, valorização do patrimônio como um todo. Por isso, trouxemos quatro dicas para cuidar do seu jardim e aproveitar a estação mais florida do ano.  

Mantenha a manutenção em dia 

As podas de galhos devem ser feitas com regularidade. Isso posto, é necessário que um colaborador fique a cargo do jardim do condomínio. Não, necessariamente, precise ser um paisagista, mas o profissional contratado deve estar habituado aos tratos com a natureza. É preciso definir os galhos que precisam ser podados, evitando fazer corte daqueles que formam o esqueleto da árvore, além disso, é preciso podar os galhos em excesso, favorecendo a circulação de ar e evitando o aparecimento de insetos e fungos.  

Fique atento às ervas daninhas 

As ervas daninhas vão aparecer e devem ser retiradas, elas comprometem a estrutura do jardim. Isso poderá ser feito pelo responsável com a mão ou mesmo com uma enxada. Uma vez por mês, devem ser aplicados os venenos específicos para o combate de fungos e pragas. 

Oriente os moradores 

Os moradores também poderão contribuir não pisando na grama, não arrancando as flores e jogando lixo no lugar certo. Assim, estarão fazendo do jardim do condomínio um lindo lugar para o convívio de todos. Estando integrado com o playground, quadra esportiva ou piscina, por exemplo, divulgue sistematicamente as regras de uso entre os condôminos. 

Planeje as regas 

Com a crise hídrica que estamos vivendo, o planejamento das regas minimiza os riscos de desperdício de água, e evita que as plantas sejam regadas demais ou de menos. As plantas que estão expostas ao sol devem ser regadas em dias alternados da semana.  E, se possível, substitua as mangueiras por temporizadores.  

Apesar de parecer irrelevante, as pessoas tem se preocupado cada vez mais com os jardins do condomínio, afinal, além de deixar o espaço mais bonito, os jardins tendem a oferecer bem-estar, saúde e qualidade de vida.  

Comentários